DoutrinaEditar
Ver artigo principal: Declaração de Verdades Fundamentais das Assembleias de Deus
Santa Ceia.
De acordo com o credo das Assembleias de Deus, entre as verdades fundamentais da denominação, estão a crença:
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, considerada a única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (1 Tessalonicenses 2:13);Num só Deus eterno subsistente emtrês pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Deuteronômio 6:4, João 14:28, 1 Coríntios 11:3; 15:28);Na concepção virginal de Jesus Cristo, na sua morte vicária e expiatória, ressurreição corporal, ascensão para o céu e deidade (João 20:17, Atos 2:22, 1 Coríntios 15:3);No pecado que distancia o homem deDeus através da queda, condição que só pode ser restaurada através do arrependimento e da fé em Jesus Cristo(Gênesis 1:26, 27);Na salvação do homem (Lucas 24:47);Nas ordenanças da igreja: batismo em águas e santa comunhão (Marcos 16:16, 2 Pedro 1:4);No batismo no Espírito Santo (Atos 8:12-17);Na evidência física inicial do batismo no Espírito Santo (1 Coríntios 13:8);Na santificação do homem através de Cristo Jesus (Hebreus 12:14);Na igreja e na sua missão como corpo de Cristo e agente de evangelização (Hebreus 12:23);No ministério chamado e ordenado para a evangelização (Marcos 16:15-20);Na cura divina como privilégio aos crentes (2 Tessalonicenses 2:9,10);Na esperança do arrebatamento de todos os fiéis a Deus e a Bíblia Sagrada para a Nova Jerusalém em breve com a volta de Cristo (Tito 2:3);No reino milenar de Cristo (Apocalipse 1:7);No julgamento final (Mateus 25:46);Nos novos céus e nova terra (Apocalipse 21:22).
A denominação pratica o batismo em águas por imersão do corpo inteiro, uma só vez, em pessoas a partir de 12 anos, em nome da Trindade; a celebração, sistemática e continuada, da Santa Ceia; e o recebimento dobatismo no Espírito Santo, geralmente, com a evidência inicial do falar emoutras línguas, seguido de outros dons do Espírito Santo (Mateus 7:22,23). A exemplo da maioria dos cristãos, os assembleanos aguardam a segunda vinda premilenial de Cristo em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação(Mateus 24:29-31); e a segunda, visível e corporal com a Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo por mil anos, sendo portanto dispensacionalista.
Ainda, nesse corolário de fé, os assembleanos esperam comparecer perante o Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa do Cristianismo, seguindo-se uma vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tormento para os infiéis. Os assembleanos, em geral, são contra o aborto voluntário.
A igreja preza a doutrina visual também,em que as mulheres usam saia para que não exiba seu corpo, pois é templo do Espírito Santo.Homens também entram na doutrina,usando especificamente calças e blusas que não contornam o corpo.
LiturgiaEditar
Pregação.
Os cultos das Assembleias de Deus se caracterizam por orações, cânticos, testemunhos e pregações, onde muitas vezes ocorrem manifestações dos dons espirituais, como, por exemplo, profecias e línguas espirituais.
Os cultos têm duração média de 2 horas, sendo divididos em:
Oração inicial - Normalmente o pastor ou outro obreiro faz uma oração a Deus.Cânticos iniciais - Utilizando-se aHarpa Cristã, que é o hinário oficial da IEAD.Leitura bíblica (ou palavra introdutória) - Neste momento a leitura do trecho bíblico e inspirada pelo Espírito Santo.Oportunidades de cânticos por grupos de jovens, crianças, senhoras, adolescentes, corais e bandas ou orquestra.Oportunidades de testemunhos por membros - Momento no qual os membros contam o que Deus mudou em suas vidas e vem fazendo, atualmente, por eles.Oportunidade da palavra por membros - Momento no qual membros citam versículos bíblicos e proferem uma rápida palavra sobre o entendimento do texto lido.Louvor e oração pela ofertas.Pregação - O momento mais aguardado do culto em si. Pois é o momento em que o pastor da igreja, ou um obreiro, até mesmo pastores convidados pregam a palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo.Apelo - Convite aos que não são evangélicos a aceitarem a Jesus como único e suficiente Salvador. (Em algumas ADs não se faz apelo, dependendo da corrente teológica que o pastor local segue).Cântico de encerramento e/ou avisos sobre as próximas reuniões.Oração final.Bênção apostólica (somente dado pelo pastor, ou evangelista ou presbítero em ocasiões especiais).
Novos conceitos a respeito de usos e costumesEditar
Assembleia de Deus do Gama Oeste (Brasília), um exemplo de uma AD 'renovada'.
A Assembleia de Deus vem experimentando, nos últimos dez anos, grandes mudanças comportamentais no que diz respeito a usos e costumes.
A IEAD, há algum tempo, tinha o hábito de inserir como doutrina os usos e costumes, por meio dos quais restringia mais a liberdade das mulheres em questões de vestimenta, cabelo e maquiagem. A igreja dizia que o uso de determinadas roupas e cortes de cabelos, por exemplo, era vaidade. No entanto, com o passar dos anos, percebeu-se que a adoção ou não de determinadas regras por parte das igrejas locais tratava-se mais de uma questão de costume do que de doutrina, pois não feria os fundamentos da fé cristã.
Atualmente, a Assembleia de Deus passa por uma relativação dos usos e costumes, em quanto muitos pastores, ministérios e regiões do país se renovam, outros preferem manter as tradições assembleanas do passado. Contudo, a CGADB ratificou seu estatuto em 2011, e na seção de usos e costumes removeu diversos itens, dando mais liberdade as mulheres, não há mais restrições a calças, joias e bijuterias, mas recomenda o uso sem exageros [17]. Já a Convenção Nacional, nem sequer cita em sua resolução (na atualidade) usos e costumes, deixando clara a liberdade.[18]
De igual modo, tendem a desaparecer do cenário assembleano os esteriótipos, á exemplo da televisão, que já foram liberados desde 1990, enquanto algumas igrejas passam a orientar seus adeptos a lerem bonslivros e fazerem uso adequado dainternet, numa clara demonstração de que as posições radicais e exageradas do passado estão sendo substituídas pelo respeito à liberdade de seus membros usufruírem dos benefícios que a tecnologia põe à disposição da sociedade contemporânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário