Gunnar Vingren
Gunnar Vingren (Östra Husby, Östergötland, 8 de agosto de 1879 — Suécia, 29 de junho de 1933) foi um missionário evangelista pentecostalsueco. Atuou no início do século XX na Amazônia e Nordeste brasileiro. De seu trabalho surgiram as Assembleia de Deus no Brasil.[1]
Gunnar Vingren
Fundador e Pioneiro das Assembleias de Deus no BrasilNascimento8 de agosto de 1879
Östra Husby,
SuéciaMorte29 de junho de 1933 (53 anos)
SuéciaNacionalidadesuecoCônjugeFrida VingrenOcupaçãoMissionário evangelista pentecostal
Imigrou aos Estados Unidos onde se formou em estudo pastorais pelo Seminário Teológico Sueco de Chicago. Ministrou algumas igrejas batistas escandinavas e decidiu seguir sua vocação missionária. Foi para o Brasil com Daniel Berg no final de 1910, estabelecendo-se em Belém.[2]
Estudou português e propagou a doutrina pentecostal de maneira proselitista inicialmente entre batistas em Belém e depois entre ribeirinhos da amazônia e no nordeste brasileiro. Na década de 1920 mudou-se para o sul a fim de ampliar sua atividade missionária.
Trabalhou na organização da nascente Assembleia de Deus através da criação de publicações, convocação à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil e da compilação de um hinário.
Em uma viagem à Suécia, conheceu e casou-se com Frida Vingren.
Gunnar possuía uma saúde frágil e retornou a seu país natal, onde faleceu em 1933. Ele pode ser considerado, para alguns grupos protestantes, como o apóstolo do pentecoste brasileiro.
Foi sepultado no Skogskyrkogården (The Woodland Cemetery), Estocolmo na Suécia.[3]
Nenhum comentário:
Postar um comentário